terça-feira, 20 de agosto de 2013

Ebserh lança projeto de capacitação e planos diretores

Gestores de hospitais universitários federais participam de cerimônia de abertura de projeto de capacitação

Garantir aos hospitais universitários federais um padrão de excelência no atendimento à saúde da população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o principal objetivo da parceria firmada entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, e o Hospital Sírio-Libanês, cujo lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19, em São Paulo (SP).
O projeto "Capacitação e Planos Diretores 2013-2014 dos Hospitais Universitários Federais", que conta em uma primeira etapa com a participação de 100 gestores de hospitais localizados nas cinco regiões do país, tem o objetivo de aprimorar os serviços prestados à população pelos 46 hospitais que integram a rede federal.
O Hospital Sírio-Libanês é um dos hospitais de excelência do país e, atualmente, uma das principais instituições responsáveis pela formação e capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. No triênio 2009-2011, os programas desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa capacitaram aproximadamente 30 mil profissionais da rede pública de saúde de todo o Brasil. No triênio 2012-2014, mais 12 mil pessoas participarão dessas atividades, que utilizam ferramentas inovadoras de ensino-aprendizagem.
Na avaliação da Diretora de Gestão de Pessoas, Jeanne Michel, está sendo grande a participação das equipes em um programa de alto nível. "O curso é uma oportunidade ímpar de expor os membros das equipes de governança de nossas unidades ao que há de mais moderno em modelos de gestão hospitalar, e também em metodologias de qualificação. Penso que haverá um importante impacto nos projetos de reestruturação dos mesmos.", ressaltou a diretora.
Participam os hospitais vinculados às universidades federais de Brasília (UnB), Maranhão (UFMA), Triângulo Mineiro (UFTM), Minas Gerais (UFMG), Grande Dourados (UFGD), Santa Maria (UFSM), Amazonas (Ufam), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI) e Espírito Santo (Ufes).
Entre as áreas em que os gestores serão capacitados estão legislação de gestão de pessoas em saúde, gestão clínica e hospitalar, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do SUS, hotelaria hospitalar, gestão de obras e engenharia clínica e processos de regulação.
Com duração de 10 meses, o programa de capacitação será realizado em encontros presenciais e atividades à distância, com o acompanhamento de tutores e facilitadores. Ao final do programa, os hospitais terão desenvolvido seus respectivos Planos Diretores.
A iniciativa integra as ações do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que tem como um dos objetivos a melhoria dos processos de gestão dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger